O melhor caminho....

..sempre em busca do melhor caminho...

terça-feira, agosto 15, 2006

A diferença

A diferença dos outros é uma coisa com que nos deparamos frequentemente. Às vezes é fácil de gerir. Outras vezes não e não conseguimos articular-nos com o que supostamente diverge, porque a diferença nos choca ou simplesmente porque não estamos habituados a ela. Ou porque as nossas diferenças incidem sobre questões de fundo, em coisas tão importantes como os nossos princípios, como aquilo em que acreditamos.
A diferença, obstáculo ou mote para prosseguir...tudo depende...

Há uns anos li o único livro do Sepúlveda que consegui ler. Não sei porquê não me consigo concentrar na escrita dele, a não ser no caso da fábula "História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar", um dos meus livros preferidos. E nessa história, para além de outras coisas trata-se da diferença. Às tantas a gaivota quer ser um gato porque foi criada por gatos, mas não pode, porque é de facto uma gaivota e não um gato. Penso que às vezes tentamos ser outras coisas que não somos, porque as circunstâncias da vida nos levam a tal, porque até o desejamos em determinada altura. Mas a verdade é que a nossa essência se mantém e dificilmente consegue ser alterada profundamente. Algumas coisas vão-se limando, vão-se ajustanto, mas no fundo, no que é importante e que constitui a nossa personalidade, não nos alteramos de forma radical. Não será isto verdade?

No livro às tantas a gaivota diz que não quer voar porque não quer ser gaivota, mas gato, e os gatos não voam. E o gato diz-lhe:

"- Tu és uma gaivota (...) Todos gostamos de ti, Ditosa. E gostamos de ti porque és uma gaivota, uma linda gaivota. Não te contradizemos quando te ouvimos grasnar que és um gato, porque nos lisonjeia que queiras ser como nós; mas és diferente, e gostamos de que sejas diferente. (...) Protegemos-te desde que saiste da casca. Demos-te todo o carinho sem nunca pensarmos em fazer de ti um gato. Queremos-te gaivota. Sentimos que também gostas de nós, que somos teus amigos, a tua família, e é bom que saibas que contigo aprendemos uma coisa que nos enche de orgulho: aprendemos a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente. É muito fácil aceitar e gostar dos que são iguais a nós, mas fazê-lo com alguém que é diferente é muito difícil e tu ajudaste-nos a consegui-lo. És uma gaivota e tens que seguir o teu destino de gaivota. Tens que voar. Quando o conseguires, Ditosa, garanto-te que serás feliz, e então os teus sentimentos para connosco e os nossos para contigo serão mais intensos e belos, porque será a amizade entre seres totalmente diferentes."

Só isto, sem mais comentários...

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Llyrnion said...

"Algumas coisas vão-se limando, vão-se ajustanto, mas no fundo, no que é importante e que constitui a nossa personalidade, não nos alteramos de forma radical. Não será isto verdade?"

Talvez. Falando por mim, fui um pessimista convicto, com tendências pa pequenas depressões cíclicas, durante anos; sei q ainda hj o sou, mas travo uma luta diária contra isso, pq n quero ser assim.

Até agora, estou a ter sucesso. Mas, desde q comecei isto, ainda n passei por nenhuma crise séria, portanto n te posso dizer se me consigo manter assim.

Mas q vou tentar, isso n tenhas dúvidas. Gosto mais de mim assim.

:*

20/8/06 10:35  
Blogger Selene said...

Tens razão, há casos em que mudamos porque queremos. Vendo bem, eu própria já o fiz e mudei a minha maneira de reagir em relação a determinadas coisas. E consegui superar algumas coisas em mim que me faziam mal e me provocavam ansiedade.
Mas no fundo acho que continuo a mesma em essência, acredito em quase todas as mesmas coisas, tenho os mesmos princípios. E há coisas que eu não consigo e acho que nunca vou conseguir encaixar porque sou como sou, por mais que tente.
Espero que venças a tua luta!

21/8/06 22:29  
Blogger Llyrnion said...

"Mas no fundo acho que continuo a mesma em essência"

Sim, isso é certo. Daí a minha luta ser diária. Ou seja, eu n consegui eliminar aquilo q tenho e de q n gosto. Por isso, tds os dias tenho q fazer um esfroço no sentido de impedir q essas características assumam o controle do meu comportamento.

21/8/06 22:50  
Blogger Selene said...

... a vida é uma luta! uma boa luta, uff! :)

22/8/06 22:25  

Enviar um comentário

<< Home