O melhor caminho....

..sempre em busca do melhor caminho...

terça-feira, outubro 24, 2006

Fantástico

Hoje vi no canal 1 um documentário sobre cães que detectam doenças, alguns treinados, mas outros não. Achei espantoso:
  • cães treinados para detectar ataques de epilepsia alguns minutos antes de acontecerem, o que possibilita aos seus donos colocarem-se em posições mais seguras, pedirem ajuda, etc.
  • cães (treinados ou não) que detectam os níveis baixos de açucar no sangue em diabéticos, avisando os donos;
  • cães que detectam crianças que são autistas;
  • cães que salvaram os seus donos, quer por presentirem que iria acontecer algum problema de saúde com eles, ou porque chamaram alguém para ajudar.

Eu própria me lembro de há uns anos, em Évora, me ter sentido mal, e de um cão me ter acompanhado até à porta de casa sem eu "o conhecer de lado nenhum" :)

Não se sabe bem como funciona, mas deve ter a ver com o facto dos cães terem um olfacto muito apurado (acho que mais de mil vezes mais apurado que o nosso) e eventualmente com o facto da própria visão ser diferente da nossa.

Fiquei espantada, pela positiva, com esta realidade.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Miguel said...

Que coincidência!!! Também vi esse documentário e tinha pensado escrever sobre isso no blog! De facto os animais não param de me surpreender! E neste caso fiquei completamente estupfacto! Não só pela capacidade dos cães detectarem doenças e ataques subitos, mas pelo facto de nos avisarem!!! Podiam sentir esses ataques e ficarem quietos ou não reagirem. Mas não! Além de avisarem a pessoa, ainda vão chamar alguém para ajudar! É extraordinário!!! Só falta mesmo falarem! E pensar que há gente que os trata tão mal! Animais que nos dão o seu amor INCONDICIONALMENTE!!!
Já gostava muito de cães, mas agora ainda gosto mais e menos de alguns donos!

Parabéns pelo post! Espero que muita gente passe por aqui!
Bom dia para ti.
L.

25/10/06 09:57  
Blogger Selene said...

Lembrei-me de uma coisa que diziam no programa....quando em matilha, cada um tem uma função e por isso quando algum tem um problema outro tem que tomar as suas funções. Daí estarem atentos ao estado dos outros cães, porque se completam em funções. No fundo, o que fazem com as pessoas é considerá-las um elemento da matilha :)
Um bom dia também para ti!

27/10/06 00:19  

Enviar um comentário

<< Home