O melhor caminho....

..sempre em busca do melhor caminho...

terça-feira, outubro 03, 2006

amores impossíveis

Os amores impossíveis destroçam-me.


Do livro "As pontes de Madison County"...

Há umas semanas atrás, sentia-me calmo, razoavelmente satisfeito. Talvez não profundamente feliz, sem dúvida um pouco só, mas pelo menos satisfeito. Tudo isso mudou.
Hoje em dia, compreendo perfeitamente que andava a caminhar na tua direcção e tu na minha. Há já muito tempo.
Embora nenhum de nós o soubesse antes de nos conhecermos, havia uma espécie de certeza descuidada zumbindo alegremente sob a nossa ignorância que garantia que havíamos de nos conhecer. Como dois pássaros solitários, sobrevoando as grandes pradarias, impelidos pelas vozes celestes, caminhámos todos estes anos e vidas em direcção um ao outro.
A viagem é uma coisa estranha. Arrastava-me eu por uma estrada quando olho para cima, e lá vinhas tu atravessando a relva em direcção à minha camioneta num dia de Agosto. Retrospectivamente, parece inevitável - não podia ter sido de outra maneira - aquilo a que eu chamo a grande probabilidade do improvável.
E cá estou eu a andar em redor de outra pessoa dentro de mim. Embora ache que fui mais preciso no dia em que nos despedimos, quando disse que nós dois criámos uma terceira pessoa. E essa terceira pessoa acompanha-me sempre.
De uma maneira ou de outra, temos que voltar a ver-nos. Não importa onde, não importa quando.
....
Vivo com pó no coração. Não encontro outra maneira de explicar o que sinto. Houve mulheres antes de ti, algumas, mas nenhuma depois. Não fiz qualquer promessa consciente de celibato, só que não estou interessado.
Vi uma vez um ganso-do-canadá cuja parceira fora abatida por caçadores. Eles acasalam para a vida toda, sabes. O ganso macho sobrevoou o lago em círculos durante vários dias, e continuou a sobrevoar mais e mais dias ainda. Quando o vi pela última vez, nadava sozinho por entre o arroz selvagem ainda à procura dela. Suponho que esta analogia é um pouco óbvia para gostos literários, mas assemelha-se muito ao que sinto.
Na minha imaginação, nas manhãs de nevoeiro ou nas tardes em que o Sol aparece, exuberante, no mar a noroeste, tento pensar onde estarás e o que estarás a fazer enquanto penso em ti.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Selene said...

Obrigada! É muito lindo...
O amor-perfeito, a alma gémea...todos o queremos, todos procuramos por ela :)

6/10/06 01:38  

Enviar um comentário

<< Home