O melhor caminho....

..sempre em busca do melhor caminho...

segunda-feira, julho 10, 2006

Transportes públicos versus carro

Há alguns anos decidi trocar os transportes públicos pelo carro no percurso para o trabalho. Várias razões se juntaram para que eu tomasse essa decisão e acredito que sejam as mesmas que levam milhares de pessoas na grande Lisboa a fazê-lo. Outras haverá que não têm as mesmas razões...mas enfim, aqui vão as minhas:
  • trocar 1 hora e meia de transportes públicos (autocarro, combóio, metro, autocarro...uff, que estafa, que nem para ler dá) por 40 minutos em média, mas 30 minutos frequentemente e 1 hora e meia uma vez por mês (como hoje), de carro a ouvir rádio
  • trocar um gasto de cerca de 50 euros de transportes públicos por cerca de 70 euros de carro (20 euros valem quase duas horas por dia em transportes)
  • não estar dependente de autocarros que a partir das 18h30 começam a ser escassos
  • não andar completamente apertada dentro dos transportes na hora de ponta, principalmente no Verão.

Há no entanto uma vantagem de andar de transportes públicos que é ter contacto com as pessoas, que não se conhecem é certo, mas não deixa de ser contacto. Ir de carro, é quase só isto: sair de casa, descer o elevador, ir até ao carro, entrar no carro, fazer a viagem, sair do carro, entrar no trabalho, beber café, trabalhar...e vice-versa, quando o percurso é o oposto.

Faltam aquelas situações que acontecem quando se anda na rua... estou a lembrar-me duma parva, mas que acaba por ter a sua piada. No metro um miúdo veio ter comigo e queria porque queria porque queria que eu aceitasse "ir para a cama com ele". Estava mesmo convencido a convencer-me. Era mesmo um miúdo que devia estar numa idade qualquer que lhe deu para aquilo. Eu acabei por lhe dizer para se portar bem e para ter juízo...não sei se teve ou não. Mas deixou-me em paz!

Mas há outras coisas que acontecem nos transportes públicos que levam a que um percurso solitário se torne menos solitário, mais humano, pelo menos do que andar de carro. Mas enfim, o tempo vale alguma coisa e para mim mantém-se a preferência pelo carro.

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Llyrnion said...

Olha, eu estou a fazer o percurso contrário - passei a ir de metro, agora q já posso. Confesso q é o único transporte q me convence. Além disso, cm n tenho q entrar em Lisboa, posso ir mais tarde do q se fosse de carro, e evito o trânsito.

Tb é verdade q faço isto pq é só sair do metro e estou no emprego. Se houvese mais transportes pelo meio, não sei...

Essa do miúdo engatatão está fabulosa :)

:*

11/7/06 01:41  
Blogger Selene said...

...a mim o que me convencia mesmo era trabalhar perto de casa! ;)

13/7/06 20:43  
Blogger Patrícia said...

quando vou a Lisboa (aldeã que sou) fico siderada pelo trânsito infernal. Não, não tem mesmo nada a ver com o do Porto. Só com o trânsito complicado por acidentes. Como é que vocês aguentam? Dá-me vontade de sair do carro e ir a pé, e olhem que nunca fui eu a condutora (para conduzir em Lisboa é preciso ter muito sangue frio)...

Obrigada pela visita, Selene!

14/7/06 10:07  
Blogger Selene said...

Não sei, mas eu acabo por preferir conduzir na confusão de Lisboa do que fazer viagens mais ou menos grandes...deve ser do hábito :)

14/7/06 22:29  
Blogger Llyrnion said...

Sim, a malta habitua-se, e aprende.

Comprei o carro em 99. Era um nabo a conduzir (n q agora seja mt melhor :) ). Lg ao terceiro dia, tive um pequeno acidente - raspei num tipo q estava estacionado, para me desviar de outro numa rua estreita (erro de maçarico; hj em dia, já aprendi - desvio-me para o ld dele, e é vê-lo a "emagrecer" cm q por magia). Fiquei em estado de choque, e se n fosse o meu sobrinho (q já conduzia há alguns anos), n sei qd voltaria a pegar no carro. Depois, tive mais um pequeno acidente, sozinho; raspei com a traseira num rail. Aí, já nem me preocupei. Continuei a viagem até ao Jumbo, vi o estrago, mandei arranjar, e pronto.

Dias depois do primeiro acidente, cm estava de férias, decidi ir treinar o ponto de embraiagem para o "meio do inimigo". Dirigi-me às Amoreiras, via Monsanto, direito ao viaduto da Av. de Ceuta. E aí, nessa bela subida, no pára-arranca, foi onde aperfeiçoei a manobra. E foi onde aprendi a cagar nas buzinadelas dos outros qd o carro ia abaixo :)

Podes ter a certeza q é mesmo o hábito.

15/7/06 17:48  
Blogger Selene said...

Eu também tive uma aventurazita quando comecei a conduzir o meu carro (ao fazer marcha atrás enganei-me/descontrolei-me e não consegui carregar no travão...o carro parou assente em cima de um muro, com duas rodas de cada lado). Por isso fiquei com pavor de conduzir e demorou algum tempo até o conseguir fazer sem medo. Com algum esforço e paciência lá consegui vencê-lo :)
No início cada vez que alguém buzinava eu ficava a pensar no que é que tinha feito de mal..depois também me deixei disso...às vezes nem ouço :)

16/7/06 23:24  
Blogger Patrícia said...

Ai... tenho de fazer uma formação com vocês! :D Ainda não superei os medos todos ao volante. Shame on me...

17/7/06 22:31  
Blogger Llyrnion said...

Sabes qual é q acho q é o truque para superar os medos? Uma ligeira dose de inconsciência :)

:*

17/7/06 23:47  

Enviar um comentário

<< Home